Entre 25 de janeiro e 16 de fevereiro de 2025, no âmbito do Fio Condutor, um programa que a Circolando – Central Elétrica dedica à criação artística em diálogo com os territórios vizinhos da Central, estão abertas candidaturas para apoiar 02 (dois) projetos de artistas que residam em Portugal (portugueses ou estrangeiros com autorização de residência).
Com um foco nas práticas artísticas de contexto e nas temáticas do ciclo Congerminar, o programa prevê a realização de residências artísticas até duas semanas nos territórios de São Pedro e Azevedo (Campanhã, Porto) com apresentação pública in situ. Os projetos poderão ser trabalhos já estreados ou em work-in progress, valorizando-se as propostas que incluem nos seus processos modos de conexão com o território e as pessoas que o habitam.
Situados no extremo oriental da freguesia de Campanhã, no Porto, São Pedro e Azevedo são territórios marcados pelas questões da periferização, que mantêm vivo um forte traço rural. Uma característica que vemos como interessante potencialidade para pensar outros modos de viver a cidade e que, no âmbito de uma parceria com a Associação Fogo Lento, queremos colocar em diálogo com o projeto Congerminar.
A crise ecológica tornou urgente repensar o conceito de Desenvolvimento Sustentável e desenhar ações de Regeneração. Acreditamos que a arte tem a capacidade, o poder e a responsabilidade de imaginar práticas capazes de transformar o paradigma existente. A programação “Congerminar” aplica os princípios das redes de micélio, do seu funcionamento, ao desenho de uma programação transdisciplinar que estimula o fazer colaborativo e process oriented, assumindo a partilha de saberes e a criação de relações consistentes como eixos fundamentais para um futuro realmente sustentável e regenerado.
As propostas deverão escolher um dos seguintes períodos (12 a 25 de maio ou 2 a 15 de junho), devendo considerar que as ações do Fio Condutor / Congeminar serão realizadas em São Pedro ou Azevedo, exigindo a adaptação dos projetos a um espaço não convencional ou ao ar livre. A proposta de junho deve ser dedicada ao público jovem.
Esta convocatória conta com o financiamento da República Portuguesa – Cultura / Direção Geral das Artes.
Dúvidas podem ser enviadas para o mesmo e-mail com o assunto “DÚVIDAS CONVOCATÓRIA FIO CONDUTOR/CONGERMINAR”.
CALENDÁRIO
Inscrições: 25 janeiro a 16 de fevereiro de 2025
Resultado da convocatória: 24 de fevereiro de 2025
Data de apresentação e períodos de residência:
APOIO RESIDÊNCIAS
As residências e as apresentações decorrerão em espaços alternativos ou abertos em São Pedro de Azevedo, na freguesia de Campanhã, no Porto.
A CRL – Central Elétrica garante: