No núcleo da nossa ação está o pensamento de uma Central Elétrica como laboratório permanente, um lugar para investigar, experimentar, criar e compartilhar. Um lugar para o risco, para o desenvolvimento de ideias e teste de possibilidades. Um lugar de cruzamento de gerações e geografias – Porto, Portugal e qualquer outro lugar do mundo –, de encontro de artistas em diferentes fases do seu percurso: mais ou menos emergentes, mais ou menos consolidados.
Esta aposta na criação artística divide-se em três programas de residência: acolhimentos regulares, convocatórias e Inresidence.
Em 2021, temos ativa uma quarta vertente, de carácter pontual: residências Iberescena.
Para ver a agenda de residências clique aqui.
ACOLHIMENTOS REGULARES
Cedência de espaço de ensaio e algum apoio técnico, sem aporte financeiro.
A recepção de proposta é realizada ao longo de todo o ano e gerenciada de acordo com o calendário de disponibilidades de espaços.
Os interessados no Acolhimento devem enviar proposta com sinopse, ficha artística, nota biográfica da equipa envolvida, proposta de duração/calendarização da residência, links para informações úteis (sites, vídeos, informação de projectos anteriores…) para o e-mail: residencias@circolando.com
CONVOCATÓRIAS
Anualmente lançamos duas convocatórias para residências artísticas em artes performativas, que se distinguem do Acolhimento por envolverem apoio financeiro.
O Programa de Residências Artísticas Circolando – Central Elétrica 2023 encontra-se em fase de análise de candidaturas.
A CRL – Central Elétrica pertence ao programa Inresidenceporto, uma plataforma de divulgação de espaços e projetos de residência artística sediados na cidade do Porto, promovido pela Câmara Municipal. Atribuímos anualmente uma bolsa de média duração (2 meses) a um artista / coletivo, escolhido diretamente por curadoria nossa.
Para 2022, o artista escolhido é o coreógrafo moçambicano Panaibra Gabriel Canda, que desenvolveu o projeto Mentiras Aplaudidas.
Para conhecer os projetos acolhidos nas edições anteriores, clique aqui.
IBERESCENA
A Central Elétrica integra o Programa Iberescena, um programa de Cooperação Iberoamericana para as artes cénicas. A cada ano, acolhemos artistas através da modalidade de convite e convocatória. Estão abertas as candidaturas para a Convocatória Volts – Iberescena até 09 de abril! Descobre tudo e submete a tua candidatura aqui!