Performing Life Akademia Network (PLANT) é um projeto multidimensional de 2 anos na intersecção das Artes Performativas de Contexto, Ecologia e Mediação de Públicos. O seu âmbito principal é incentivar o desenvolvimento e a experimentação de práticas artísticas (na vertente da criação e da curadoria) na interseção das artes performativas, permacultura e vida local. PLANT é uma colaboração entre 3 centros de criação: a CRL – Central Elétrica, coordenadora do projeto, o Duncan Dance and Research Center, de Atenas, e a Associação Cultural Nyamnyam, de Mieres, uma pequena aldeia rural na área vulcânica de La Garrotxa na Catalunha.
O primeiro encontro aconteceu no Porto nos dias 12 a 15 janeiro, em 4 dias de reflexão e trabalho, incluindo a visita de exploração e conhecimento da área geográfica de intervenção, a freguesia de Campanhã, em particular nos Lugares de São Pedro e Azevedo.
Co-financiamento: Europa Criativa
Parceiros internacionais: Duncan Dance and Research Center (GR), Associação Cultural Nyamnyam (ES)
O conceito do projeto PLANT é baseado em práticas artísticas cénicas contextuais que utilizam permacultura, preservação, património, aprendizagem coletiva e conhecimento comum para abordar as crises eco sociais globais e para projetar um futuro coletivo como um espaço comum para essas práticas. O trabalho de proximidade com os territórios e os seus habitantes, bem como a preocupação em ligar as questões artísticas à vida comum e quotidiana, fazem das práticas de arte performativas contextuais um campo de grande interesse para a concretização de práticas artísticas e curatoriais que partilhem, entre as suas motivações, a proximidade com o público e o empoderamento das comunidades. As práticas contextuais das artes performativas, quer pelas metodologias que promovem durante os processos de criação, quer pelas formas curatoriais a que recorrem, são campos de grande interesse para a investigação sobre o “commons” e para o debate sobre a utilização e definição do espaço público num momento este se encontra cada vez mais monitorado, politizado e desapaprecido.
PLANT pretende também examinar e desenvolver ferramentas para a produção artística sustentável, bem como o envolvimento com as comunidades em projetos colaborativos, a fim de destacar, de forma prática e exemplar, os valores da permacultura e da economia circular. Pretende utilizar a arte como ferramenta para estimular a gestão ambiental e promover o debate sobre os grandes desafios ecológicos e sobre o potencial revolucionário do pequeno gesto.