Performing Life Akademia Network [PLANT] é um projeto transdisciplinar com a duração de 2 anos, financiado pelo Programa Europa Criativa, que visa encorajar o desenvolvimento e experimentação de práticas artísticas e curatoriais de contexto em torno de artes performativas, o eco-pensamento e a vida quotidiana. PLANT é uma colaboração entre três centros de criação e investigação: CRL – Central Elétrica no Porto (PT) – coordenador do projeto –, Isadora & Raymond Duncan Dance Research Center em Vyronas, Atenas (GR) e Espai nyamnyam em Mieres, Girona (SP).
Por meio da troca de experiências, preocupações locais, metodologias e ferramentas, o projeto irá criar e desenvolver novas metodologias artísticas sustentáveis baseadas no legado de Raymon Duncan, nos princípios da Permacultura e nas Práticas Artísticas de Contexto, defendendo a noção de commons na arte enquanto conceito chave na abordagem de desafios sociais e ambientais urgentes.
Website oficial do projeto: https://performinglifeakademianetwork.eu/
Contacto oficial: info@performinglifeakademianetwork.eu.
Parceiros internacionais: Duncan Dance and Research Center (GR), Associação Cultural Nyamnyam (ES)
PLANT é um projeto de cooperação co-financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.
O conceito do projeto PLANT é baseado em práticas contextuais de artes performativas que usam permacultura, preservação, património, aprendizado coletivo e conhecimento compartilhado para enfrentar as crises eco-sociais globais, projetando um futuro coletivo mais participativo, crítico e sustentável. O trabalho de proximidade com os territórios e os seus habitantes, bem como a preocupação em relacionar as questões artísticas com a vida comum e quotidiana, fazem das práticas de artes performativas contextuais um campo de grande interesse para a concretização de práticas que partilhem a proximidade com o público e o público empoderamento das comunidades.
PLANT quer moldar uma metodologia e articular uma caixa de ferramentas para conectar práticas artísticas com comunidades e contextos locais, abordando o legado de Raymond Duncan e suas eco-comunidades, os princípios da Permacultura e práticas artísticas contextuais para criação e programação artística sustentável. Simultaneamente, e de forma prática e partilhada, o PLANT pretende refletir sobre as formas de trabalhar nos territórios locais de forma a potenciar o interesse pelos diálogos entre as criações artísticas e as particularidades das comunidades locais promovendo práticas artísticas contextuais replicáveis transfronteiriças que possam funcionar como um instrumento para um desenvolvimento regional mais sustentável, em linha com as políticas europeias.
Até 30 de abril, está aberta a Convocatória do projeto para selecionar três artistas individuais ou coletivos (representados por um máximo de 2 pessoas), que tenham desenvolvido trabalho focado nos modos relacionais, empenhados em participar no desenvolvimento de práticas e metodologias artísticas capazes de estabelecer fortes liações com lugares e contextos diversos. Todas as informações aqui!
Estão também abertas as inscrições, aqui, participar nas Conversas Online sobre Práticas Artísticas e Curatoriais de Contexto, nos dias 05, 12 e 19 de abril. Ao reunir artistas e curadores que partilharão as suas experiências práticas, as conversas procuram refletir sobre como é que a produção artística pode ser mais responsável do ponto de vista social e ambiental, revelando as Práticas de Arte Contextual como abordagens que são simultaneamente enraizada no território e que podem ser replicada em qualquer lugar.