Através de uma série de protagonistas e lugares e de algumas histórias, todos unidos pela ideia do delírio de grandeza, Azkona & Toloza propõem uma história coral que mergulha nos últimos cinco séculos de história do território amazónico brasileiro. A Amazónia, um lugar sempre descrito pelo Ocidente como um enorme deserto, uma extensão desabitada e selvagem, apesar de milhões de povos indígenas viverem nas suas margens e selvas durante séculos.
Um lugar impenetrável, exótico e exuberante. Caótico, delirante e sem lei. Um paraíso de sonho para exploradores, conquistadores e aventureiros, repleto de tesouros para descobrir e recursos para explorar. Uma gigantesca extensão verde atravessada por um enorme sulco em forma de anaconda. Um lugar onde azul e verde são a mesma palavra.
Ficha Artística
Um projeto de AzkonaToloza
Encenação: Laida Azkona Goñi e Txalo Toloza-Fernández
Dramaturgia: Laida Azkona Goñi e Txalo Toloza-Fernández e Raquel Cors Munt
Pesquisa: Leo Gamboa Caneo.
Banda Sonora: Rodrigo Rammsy
Design audiovisual: MiPrimerDrop
Design cenográfico: Xesca Salva e AzkonaToloza.
Com a colaboração de João Paulo Lima Barreto, Lívia Diniz, Jeisson Castillo, Pedro Granero, Helena Febrés, Festival Grec de Barcelona, Théâtre de la Ville – Paris / Festival d’automne à Paris, Théâtre Garonne – scène européenne, Marche Teatro / Festival Inteatro e Teatro Antigo de Barcelona. Em colaboração com a DNA Creación 2019, Azala Espazioa, El Graner – Mercat de les Flors, La Caldera, Labea, Nave, Centro de Criação e In-nova Cultural promovido pela Fundação Bancária Caja Navarra e pelos Projetos Sociais “la Caixa”.
A apresentação de COPOAZÚ no 24 Volts conta com o apoio do programa Iberescena – Fondo de Ayudas para las Artes Escénicas Iberoamericanas.