André Braga & Cláudia Figueiredo
12 a 15 julho 2023, 18h30 – 21h00 | Recolha de Histórias e Testemunhos, Salão Nobre do Teatro Aveirense, Aveiro
15 julho 2023, 16h30 | Mesa Redonda, Claustro da Santa Casa da Misericórdia, Aveiro
Derivas é o nome que damos a um ciclo de trabalho que assenta numa prática de reflexão e exploração das cidades fundada no conceito de deriva e esse seu convite a olhar e pensar os territórios a partir de percursos inesperados, de lugares que parecem repousar num certo esquecimento.
Em Aveiro, o nosso território de eleição será essa “paisagem indecisa entre o mar e a terra”, esse “gigantesco pólipo fluvial” carregado de vidas e de memórias. Walkscapes, experiências intensas de embrenhamento na paisagem, respiração topográfica, antropologia ficcional, espírito dos lugares, micro histórias das pessoas, das coisas, das entidades que os habitam são algumas das ideias-chave.
“A vida como totalidade está recolhida em espaços e lugares que só nos são acessíveis experimentando-os, vivendo-os”. Em cada lugar, valorizamos a sua dimensão existencial, a multiplicidade de camadas, a pluralidade de durações. Cruzamos discursos, leituras, memórias, sensações, e acabamos a propor-lhe uma breve ficção.
Um espetáculo-percurso transdisciplinar, por lugares inesperados e com a participação dos habitantes e grupos locais, o repto geral que nos lançamos.
Inserido na programação do Festival dos Canais, o arranque do novo projeto de André Braga e Cláudia Figueiredo aproximou-nos do território da Ria, com recolhas de histórias e testemunhos nos dias 12 a 15 de julho numa residência aberta no Teatro Aveirense. No dia 15 de julho pelas 16h30 no Claustro da Santa Casa da Misericórdia, reunimos à conversa Fátima Alves, João Miguel Dias, Etelvina Almeida, e outros convidados para debater diferentes perspectivas sobre a Ria, a sua história, os desafios presentes e visões de futuro.
Ficha artística
Criação coletiva
Direção artística: André Braga e Cláudia Figueiredo com João Sarnadas
Apoio à investigação: Maria José Santana
Direção de produção: Ana Carvalhosa
Co-produção: Câmara Municipal de Aveiro / Teatro Aveirense
Fotografias de Adriano Miranda, André Braga, Cláudia Figueiredo e Ana Carvalhosa