Em 2025, em diversos espaços de São Pedro de Azevedo (Campanhã, Porto), realizamos nova edição do Fio Condutor – Ciclo Território, um programa dedicado à criação artística em diálogo com os lugares e comunidades vizinhas da Central. Após as residências artísticas de maio, vamos abrir os processos ao público.
A 20 de setembro, Rodrigo Queirós e Miguel Jaques trazem CAMINHO. O projeto consiste na realização de uma oficina de desenho e escrita, realizada na azinhaga que liga os bairros de Campanhã e de São Pedro e Azevedo.
A oficina convida os participantes a mergulhar num processo introspectivo e colaborativo, alternando entre desenho do lugar e escrita inspirada nos desenhos dos colegas, num ciclo contínuo de reinterpretação. O objetivo é captar não apenas a forma, mas a energia e o mistério do caminho — as suas histórias ocultas, memórias e possíveis presenças invisíveis.
No dia 27 de setembro, abrimos portas à exposição com os resultados deste projeto em espaços locais, como a Padaria São Pedro, o Talho Largo S. Pedro e o Café do Largo. A terminar a noite, assistimos a um filme com o Clube de Cinema de Campanha.
A participação na atividade é aberta ao público em geral mediante inscrição através de formulário.
Nota: Para a realização da caminhada, aconselhamos a levar àgua, calçado e roupa confortável.
20 e 27 setembro
Rodrigo Queirós e Miguel Jaques
CAMINHO | Mostra
6 a 18 outubro
Ricardo Machado
Um abraço e um beijinho | Residência artística e mostra
.
26 de julho
Pavilhão do Vitória, 18h00 – 24h
Paula Aros, Pavilhão da Magnólia e Batucada Radical
11 julho
Largo de São Pedro, 18h30 – 23h00
Caminhada e colheita de PANCs – plantas alimentícias não convencionais com Soalheira
Jantar comunitário, feijoada de PANCs
Cinema com o Clube de Cinema de Campanhã
15 junho
Largo de São Pedro, 11h00 – 18h00
Conversa Arte, pedagogia e ambiente, com Evelyne Mussons
Almoço comunitário
Instalação Urganhada, de Angelina Nogueira
Oficina Como ver coisas invisíveis – às vezes basta um baralho de cartas, de Madalena Matoso
6 junho
Casa das Glicínias, 19h30
CORPO-ROUPA, Tales Frey
.