Neste encontro, vamos conversar com Evelyne Mussons, da Associação Cultural Rural Vivo, sediada no Campo do Gerês. Evelyne irá partilhar a sua experiência no desenvolvimento de projetos artísticos e pedagógicos em estreita ligação com o ambiente e a comunidade local e, em conjunto, vamos discutir como práticas artísticas e pedagógicas podem dialogar com o território, nutrir relações com o ambiente e inspirar formas de viver mais conscientes e integradas. Esta conversa integra o NAP – Núcleo de Ação e Pensamento, um espaço dedicado à reflexão, ao diálogo e à prática de metodologias de arte regenerativa. Constituído por um grupo de pessoas permanentes, convidados e público interessado, é um espaço fértil para a germinação conjunta de conhecimento, ideias e práticas.
A partir da ideia de arquivo/ambiente, composto por objetos e plantas vivas recolhidos, doados ou descobertos através de encontros e conversas com as comunidade local, Urganhada propõe-se a funcionar como um território sensorial de descoberta e partilha, ativado por meio de uma ação performativa participativa na qual se vão desvendando as materialidades e histórias entrelaçadas nas apropriações. Urganhada é um projecto de Angelina Nogueira, desenvolvido em residência de criação em São Pedro de Azevedo, Campanhã, Porto.
Duração: 1h30 | maiores de 6 anos | Lotação limitada sujeita a inscrição através do formulário.
Inspirados pelo baralho de cartas criado pelo produtor musical Brian Eno, vamos criar um desenho coletivo. Vamos seguir instruções que nos ajudam, que são difíceis, que nos baralham, que nos inspiram, que surpreendem, que nos desafiam, que nos intrigam, que são quase impossíveis, que não percebemos, que nos entusiasmam… Queremos ver onde isto vai dar!