Em 2023, a Central Elétrica continua a integrar o Programa Iberescena, uma rede de Cooperação Ibero-Americana em Artes Cénicas, formada por 16 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Guatemala, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai.
Atividades Formativas: Workshop de Dramaturgia – 17 e 20 de julho
O encenador, dramaturgo e actor Alexis Moreno, do Teatro La Maria (CH), dirigiu o workshop de dramaturgia “Cinco abordagens para uma cena”. Através da exploração de uma situação dramática, procurou-se descobrir as potenciais camadas da realidade, entendendo-a como um leque de possibilidades. O que está escrito será submetido a um exercício de contradição, levando uma situação “concreta” a uma “colagem de ambiguidades” que nos apresentará um corpo final, pronto a ser colocado à prova num processo criativo de universos de história teatral.
Artistas convidados: Watts 2023 – 21 e 22 julho
Para o Watt 2023 – Ciclo Sonoro, foram convidados através do Progama Iberescena, os artistas Christian Galarreta/Sajjra (PE) eTomás Tello (PE). Christian Galarreta/Sajjra, artista com vasta experiência em arte multimédia, composição musical e composição eletroacústica. Desde 1998, tem apresentado o seu trabalho na América Latina, Europa e Ásia com diferentes projetos e bandas como DiosMeHaViolado, Evamuss, Sajjra, Chrs Galarreta e atualmente como Sajjra. Tomás Tello, artista com um trabalho inspirado na música tradicional do seu país e nos sons do ambiente, interessado nas possibilidades que um músico tem de se multiplicar, utilizando para isto um variado conjunto de instrumentos que incluem eletrónica DIY, walkman cassete, rádios AM, controles remotos, câmeras, guitarras, samplers, voz, flautas, sinos, entre muitas outras coisas.
Residência: 14 a 29 de agosto| Mostra Final: 1 setembro
A convocatória do Programa de Residências – Central Elétrica 2023 – IBERESCENA esteve aberta de 20 de março a 9 de abril e foram selecionadas duas propostas artísticas dos países integrantes do programa Iberescena. Foram selecionados os projetos FUCK HER, de Ludmilla Ramalho (Brasil) e REMINISCÊNCIA, do Coletivo La Insolente Teatre (Chile), que estiveram em residência de 14 a 29 de junho com apresentação pública final inserida na programação no encontro de artes performativas 23 VOLTS, nos dias 31 de agosto a 02 de Setembro de 2023.
Em FUCK HER, o corpo da performer, nu e estendido no chão, está coberto com ração e cinquenta pintinhos percorrem-no bicando para se alimentar. “Fuck her”, em tradução livre, significa “fode-a” ou “come-a”, expressão de conotação sexual com laivos de violência. A fúria do termo inglês, no entanto, é desarticulada pelo jogo com o termo “pinto” que designa, em português, tanto o falo masculino como o singelo filhote da galinha, que descobrimos ser o verdadeiro agente do consumo do corpo feminino.
Em REMINISCÊNCIA, usando uma metodologia de arquivo, explora-se a memória coletiva e pessoal do Chile, através da história dos avós do autor, Malicho Vaca. A obra une o pessoal ao coletivo, fazendo da história da família Vaca uma metáfora para a história do país. Malicho usa a cidade como palco e ressimboliza os espaços para falar sobre as suas transformações físicas e simbólicas ao longo do tempo. A obra faz uso de plataformas digitais para veicular a narrativa, o que a aproxima dos limites da conferência performativa. Da mesma forma, a sua estética fragmentária e colagem de memórias coletivas convida-nos a refletir sobre a construção da memória e a sua relação com o presente.
Em 2022, o programa apresentado estruturou-se em dois grandes ciclos – residências para artistas convidados (Iñaki Alvarez i Ariadna Rodríguez – Nyamnyam/ES & Francis Wilker/BR) e residências através de convocatórias abertas (Novos Artistas) – reforçando a nossa vertente de acolhimento de artistas em residência.
Para o encenador Francis Wilker (BR), o espaço é um dínamo a partir do qual cria suas dramaturgias, encenações e encontros. Nesta residência, realiza uma investigação de natureza site specific interessado nas cicatrizes e múltiplas camadas de tempo e sentidos que a arquitetura pode oferecer. A partir do enlace sensível entre seu corpo e o corpo da sala L da Central Elétrica, produz faíscas de reflexões sobre paredes, envelhecimento, pele, chão, tempo e morte.
Residência: 30 de maio a 17 de junho | Mostra Final: 15 de junho, 20h30
Em INERT?, de Iñaki Alvarez i Ariadna Rodríguez – Nyamnyam (ES) o espaço se converte em uma grande tapeçaria em que se combinam projeções audiovisuais, fragmentos textuais e sonoros com objetos reaproveitados de antigas exposições e materiais recuperados dos armazéns de cada contexto onde desenvolve a proposta. Torna-se uma instalação performativa para repensar nossa relacionamentos e interdependências com objetos. E se a distinção entre sujeitos e objetos somente seja uma ficção para justificar a hierarquia dos humanos sobre os não humanos? Como nos relacionarmos mais horizontalmente com os objetos , considerados inertes?
Residência: 13 a 30 de junho | Mostra Final: 25 de junho, 15h
A convocatória do Programa de Residências – Central Elétrica 2022 – IBERESCENA esteve ativa no período de 10 de março a 10 de abril e teve como objetivo apoiar dois projetos originais em fase de criação, na área das artes performativas, propostos por artistas individuais oriundos dos países membros (exceto Portugal), garantindo transporte aéreo, hospedagem, alimentação, espaço de ensaio, apoio financeiro e consultoria artística, para uma residência a realizar entre 15 de agosto e 03 de Setembro, no Porto, Portugal, com apresentação pública final inserida na programação no encontro de artes performativas 22 VOLTS, nos dias 02 e 03 de Setembro de 2022.
Os artistas selecionados foram: Ramon Lima (BR) & Pilar Mackenna (CH).
O programa realizado em 2021 foi também estruturado em dois grandes ciclos – residências para artistas convidados (Azkona & Toloza/ES-CH e Josefina Gorostiza/AR) e residências através de convocatórias abertas (Novos Artistas).
Os Artistas Convidados foram:
Josefina Gorostiza é diretora, coreógrafa, performer e professora. Sua busca se concentra no trabalho do movimento, entendendo o corpo como um enorme poder criativo. O projeto de residência na Central Elétrica, SUCUMBO, focou-se na investigação de estar no palco para gerar tensão entre os ternura e brutalidade, entre o belo e o monstruoso, entre o mínimo e excessivo. Gerar atrito entre doçura e exaustão, rachaduras no espaços entre a imobilidade e a vitalidade irreprimível. Experimentar texturas diferentes para instalar e desinstalar imagens.
Azkona & Toloza têm-se dedicado, nos últimos anos, à investigação sobre uma série de arquivos que enfoca a estreita relação que existe entre a barbárie dos povos originários da América Latina, seu território e povo, o desenvolvimento do neocolonialismo e as várias formas de expressão da cultura contemporânea. Na Central Elétrica dedicaram tempo à terceira parte do projeto de pesquisa em fotografia etnográfica e antropológica, “La Colección”, um verdadeiro contributo para a releitura da nossa história cultural e, em última instância, para a descolonização do nosso olhar e da memória dos nossos corpos.
A convocatória do Programa de Residências – Central Elétrica 2021 – IBERESCENA esteve aberta de 01 a 31 de março de 2021 e selecionou os projetos:
CADELA FORÇA, Carolina Bianchi (BR): investigação sobre casos de feminicídios que ocorreram em diferentes lugares do mundo desde os anos 90 até hoje.
YO SALVO LA MUERTE, Nicolás Lange (CH): mergulha em entrevistas com pessoas LGBTQ + nascidas antes da ditadura no Chile, nas quais são relatadas relações homossexuais com altos funcionários do exército chileno entre 1973 e 1990.
As residências foram realizadas entre 16 de agosto e 05 de Setembro, no Porto, Portugal, com apresentação pública final inserida na programação no encontro de artes performativas 21 VOLTS, nos dias 02 e 03 de Setembro de 2021.