O Ciclo Território tem como foco contextos e comunidades vizinhas da Central Elétrica. A programação do ciclo pretende lançar um novo olhar para os mapas circunvizinhos, reconhecendo modos de vida, valores, crenças e tradições de diferentes grupos sociais.
Em 2022/2023, a programação do Ciclo Território contou com o apoio da Câmara Municipal do Porto, através do programa Criatório.
Em 2023/2024 foi financiado pela União Europeia – Europa Criativa, através do projecto PLANT.
Fio Condutor – Ciclo Território 2024
4, 5 e 6 outubro
Azevedo, Campanhã, Porto
Nos dias 4, 5 e 6 de outubro, em vários locais de São Pedro de Azevedo, lugar periférico da freguesia de Campanhã, no Porto, a Circolando – Central Elétrica realizou a 2ª edição do Ciclo Território, um programa que se dedica à criação artística em diálogo com os lugares e comunidades vizinhas da Central. Num desejo de aproximação da arte à vida e à antropologia, as práticas artísticas de contexto foram o núcleo do programa, que incluiu vários projetos a estrear, tanto no âmbito das artes performativas, como do cine-concerto e artes visuais. O encontro e o convívio foram outros dos ingredientes centrais do ciclo, com vários momentos de conversa, petiscos e festa prometida com os concertos de Dona Arménia e Marante.
Ciclo Território 2023
7 e 8 outubro
Azevedo, Campanhã, Porto
Na edição de 2023, trouxemos para a programação uma primeira apresentação de Rio Torto, de André Braga, Cláudia Figueiredo, Gonçalo Mota e Nuno Preto, reunimos num piquenique as receitas e histórias recolhidas por Rebecca Moradalizadeh em R/Espigar e incluimos uma abertura de processo do colectivo Landra através da Caminhada do Carvalho.