Em 2024, a Circolando – Central Elétrica volta a apresentar o Watts – um ciclo de programação fortemente ligado à performatividade e linguagens sonoras. Com o apoio da DGArtes e do programa Criatório da Câmara Municipal do Porto, o Watts 2024 terá lugar nos dias 16 e 17 de fevereiro na CRL – Central Elétrica no Porto e traz-nos uma programação gratuita recheada de concertos, performances sonoras e live acts onde a voz, o som e a palavra são os motes seguidos.
No dia 16 de fevereiro, iniciamos lentamente às 21h00 com Blunt Knives, de Basalto, que parte do EP homónimo, sendo este o resultado de uma experiência autobiográfica, procurando o seu lugar próprio num universo musical melancólico, sombrio e de sonoridades algo tristes. Às 22h00, o trio do Porto Conferência Inferno transporta-nos para um ritual macabro do pandemónio de new age ocidental, cheio de ironia, pesar, êxtase e esgares apresentado no seu mais recente álbum Pós-Esmeralda. Fechamos o dia às 23h00 com a dupla de Rare Romance, que trazem para a Central Elétrica o industrial sintetizado, melodias disformes e batidas desconstruída.
No sábado, dia 17, Romain Beltrão Teule abre às 20h00 com a mostra de Um pouco OFF, um estágio inicial de pesquisa em torno da voz off, e que procura abordar os conceitos de fantasmagoria e espectralidade. O que quer, acima de tudo, é pôr em questão a forma de ver o mundo, o que acreditamos ver e o que especulamos que está lá, fora de campo. Pelas 21h00, Maria R. Soares e Antonio Marotta apresentam VOID VOID VOID, uma performance coreográfica e sonora, onde o espaço, o som e o gesto se diluem numa única matéria. Trabalhando com a abstração e o imaginário mas sem nunca perder o referente ao real, a peça dedica-se a construir uma paisagem assente no vazio onde os performers são os gatilhos de ignição, interrupção, movimento e transformação da paisagem que gradualmente se instala. Pedro Alves Sousa entra em cena às 22h00 para nos apresentar Calor Caluda, uma performance que utiliza fumo e ventoinhas como elemento musicais aglutinados ao saxofone e que explora a frustração acumulada e a fervura que se transforma num vazio e as relações destas ideias com o silêncio e a tensão. O Watts 2024 encerra às 23h00 do mesmo dia com a presença de Ugho, dj e produtor, que nos vai levar numa viagem pautada por basslines gordas, batidas quebradas e samples clínicos.
O acesso ao evento é livre limitado à lotação dos espaços com levantamento de bilhetes 1 hora antes de cada sessão. Reserva prévia não é necessária.
O espaço conta com estacionamento gratuito e haverá comidas e bebidas à venda no local.
Para mais informações e/ou questões, escrevam-nos através do email reservas@circolando.com.