Pedro Vilela
Ao longo dos últimos meses conversamos com cerca de 50 pessoas de nacionalidade brasileira a residir na cidade do Porto para reunir narrativas/testemunhos sobre a condição de imigrante em Portugal.
Qual o sentimento aflorado quando se perde um determinado espaço geográfico e humano (relação do lugar de origem e pertença)? Porque é a expropriação um motivo de dor? Como tomar a condição de imigrante como fratura, como uma impossibilidade de alcançar algo?
O espectador é convidado a mergulhar em 04 travessias, intercalando depoimentos pessoais reunidos nas entrevistas e dos performers, procurando traçar diferentes caminhos capazes de revelar o que está oculto nas teias da memória desta tensa relação histórica entre Brasil e Portugal.
Travessia é um espectáculo-percurso que visa repensar a noção de identidade, este produto nunca acabado e fruto de um contrastante processo que dá acesso a diferentes imagens da totalidade. Afinal, desconstruir, tal como nos diz Derrida, é justamente revelar as relações de força e poder que estão por detrás da tentativa de construção de raízes únicas.
Encenação e Dramaturgismo: Pedro Vilela
Cocriação, Composições Dramatúrgicas e Performers: Andrezza Alves, Marcondes Lima, Thaís Guimarães e Vinícius Massucato
Direção de Arte: Marcondes Lima
Sonoplastia: Pedro Vilela
Interlocução Artística: André Braga e Cláudia Figueiredo
Direção de Produção: Ana Carvalhosa
Produção Executiva: Cláudia Santos
Coordenação Técnica: Pedro Coutinho
Produção: CRL – Central Elétrica
Coprodução: Cultura em Expansão / Câmara Municipal do Porto
2021 | 90 minutos | maiores de 16 anos
ENTRADA GRATUITA
Evento com lotação limitada. É obrigatório o levantamento de bilhete gratuito (máximo 2 por pessoa) no local e dia, a partir das 17h30.
*Imagem de referência a partir da Obra “Bandeira”, 2011, de Emmanuel Nassar