09 e 12 de novembro | Central Elétrica, Porto
Promovido pela Trema Associação Cultural, o quilombo.trema!, apresenta sua primeira edição nos dias 08 a 12 de novembro em diferentes espaços da cidade do Porto. Dedicado a reunir artistas BIPOC (black, indigenous, people of color — pessoas negras, indígenas e pessoas racializadas), esta iniciativa inédita na cidade, reúne artistas de 04 países (Brasil, Portugal, Gana e Cabo Verde). Na Central Elétrica, acolheremos dois de programação do evento de 5 dias!
No dia 9 de novembro, começamos com o jantar coletivo com Cachupa da Filó às 19h00, seguida da conferência de Mário Lúcio “A urgência de um novo diálogo cultural” às 20h00. Ainda nesse dia, pelas 21h00, Va-Bene Elikem Fiatsi, também conhecida por crazinisT artisT, brinda-nos com a performance “Strikethrough / Tachado”.
O último dia do Quilombo, 12 de novembro, tem inicio às 15h00 com o concerto “A MAMANAUS” de DJ Patisol & Clyta que se prolonga pela tarde fora. Em paralelo, haverá workshops de Pedro Dalai e Karina Ramos, juntamente com o lançamento da publicação “Presentes! Africanos e Afrodescendentes no Porto” de José Sérgio. Contamos ainda com as performances “dZikudZikui-aBiku-aBiikus – Nascido depois do nascido-morto” de Va-Bene Elikem Fiatsi e “Tá Pió Cá: Lição de País” de Dori Negro e Paulo Pinto, às 16h00 e às 19h00 respetivamente. Ao longo desse dia, podemos contar também com a Feira Afro Porto.
As sessões são de acesso livre, com necessidade de reserva prévia. Reservas fechadas!
O evento é financiado pela República Portuguesa – Cultura | DGArtes – Direção Geral das Artes e conta com a parceria do Teatro Municipal do Porto, Câmara Municipal do Porto, ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, além da CRL-Central Elétrica.