No núcleo da nossa ação, está o pensamento de uma Central Elétrica como laboratório permanente, um lugar para investigar, experimentar, criar e partilhar. Um lugar para o risco, para o desenvolvimento de ideias e teste de possibilidades. Um lugar de cruzamento de gerações e geografias – Porto, Portugal e qualquer outro lugar do mundo –, de encontro de artistas em diferentes fases do seu percurso: mais ou menos emergentes, mais ou menos consolidados.
Esta aposta na criação artística divide-se em duas tipologias: os acolhimentos regulares e os programas de residência. O Programa de Residências pode ser enquadrado em programas como o INRESIDENCE, o IBERESCENA, ou outros. Os vários programas de residências procuram dar apoio à criação artística em várias vertentes como por exemplo espaços de trabalho, alojamento da equipa, apoio à divulgação dos projetos desenvolvidos em residência quando se realizem ensaios abertos ou antestreias.
Descobre os espaços da Central Elétrica aqui e espreita as residências que passaram pela Central aqui!
ACOLHIMENTOS REGULARES
Os Acolhimentos Regulares incluem cedência de espaço de ensaio e algum apoio técnico, sem aporte financeiro. A alocação de propostas enviadas é realizada ao longo de todo o ano e gerida de acordo com o calendário de disponibilidades de espaços da Central Elétrica.
Os interessados nos Acolhimento Regulares devem enviar proposta com sinopse, ficha artística, nota biográfica da equipa envolvida, proposta de duração/calendarização da residência, links para informações úteis (sites, vídeos, informação de projetos anteriores…) para o e-mail: residencias@circolando.com
PROGRAMA DE RESIDÊNCIAS
No Programa de Residências da CRL – Central Elétrica, os artistas ou coletivos são selecionados através de convocatórias, lançadas anualmente, ou por convite, em que a seleção é realizada diretamente por curadoria nossa e é atribuída uma bolsa de média duração (2 meses). O Programa de Residências diferencia-se dos Acolhimentos Regulares especialmente por envolverem, além de cedência de espaço, apoio financeiro para residências artísticas em artes performativas.
O Programa de Residências Artísticas CRL – Central Elétrica 2024 vai receber os artistas selecionados: Guilherme de Sousa/Basalto (Blunt Knives) e Romain Beltrão Teule (OFF) e Tania Dinis (Morada Aberta) e Leticia Simões (Malunga). Podes descobrir mais sobre o programa aqui!