SUBMISSÕES ENCERRADAS!
Entre 01 e 22 de dezembro de 2023 estiveram abertas as candidaturas ao Programa de Residências / CRL – Central Elétrica 2024. O programa visa apoiar a criação de projetos na área dos cruzamentos disciplinares, estimular a pesquisa e a investigação de artistas interessados em pensar connosco o tema central que rege as nossas atividades de 2024: OUTRAS MARGENS.
Temos percebido o crescente número de obras que surgem como sentido ético que questiona as fronteiras territoriais e criativas, em contraposição às dinâmicas de colonialidade, opressão e exclusão do/a/e Outro/a/e. Com efeito, a tarefa desta convocatória é resgatar e manifestar a razão da alteridade que, aqui, se pretende levar adiante a partir do/a/e Outro/a/e.
Procuramos uma sabedoria de fronteira, borderlands, tal como preconizada pela autora Glória Anzaldúa (2012). Ou seja, metodologias provenientes de “outras margens” que, para além de incluírem um sentido de territorialidade, indicam sobretudo a fronteira de que se faz memória e na palavra. Compreendendo que as periferias de luta e resistência implicam diferentes e múltiplas perspetivas, buscamos reverberar questões críticas à colonialidade do poder que se traduz em dominação política, económica, erótica, religiosa, ecológica, entre outras.
A submissão de candidaturas deve ser realizada em Português, até ao dia 22 de dezembro às 23:59 (horário Porto: GMT +0), através de formulário específico totalmente preenchido e enviado para o e-mail residencias@circolando.com com o assunto “INSCRIÇÃO CONVOCATÓRIA 2024”. Dúvidas podem ser enviadas para o mesmo e-mail com o assunto “DÚVIDAS CONVOCATÓRIA 2024”.
Nesta convocatória serão selecionados 04 (quatro) projetos de residência, exclusivamente de artistas que residam em Portugal (portugueses ou estrangeiros com autorização de residência), a desenvolver presencialmente na Central Elétrica, no Porto, em dois períodos distintos:
Cada residência terminará com uma mostra aberta ao público.
As residências decorrerão em simultâneo dentro de cada bloco, promovendo-se a troca e o intercâmbio de práticas e pesquisas entre artistas de diferentes territórios e linguagens.
Projetos selecionados:
Performatividade e linguagem sonora:
– Guilherme de Sousa/ Basalto (Blunt Knives)
– Romain Beltrão Teule (OFF)
Artes performativas:
– Tânia Dinis (Morada Aberta)
– Letícia simões (Malunga).
Cada residência contará com apoio financeiro, espaço de ensaio e consultoria artística. As residências de 02 semanas (projetos que relacionem performatividade e linguagem sonora) terão um apoio de 1.000€ e as residências de 03 semanas (projetos de artes performativas) terão um apoio de 1.250€. Para projetos de artistas não-residentes na cidade do Porto, é possível disponibilizar alojamento.
O programa de residências CRL – Central Elétrica 2024 conta com o financiamento da República Portuguesa – Cultura / Direção Geral das Artes e da Câmara Municipal do Porto – Criatório.