25 de novembro 2017 [21h30], Círculo Católico dos Operários do Porto, Porto
ENTRADA LIVRE!
Este cine-concerto no Porto surge depois de um realizado no ano passado durante a retrospectiva de Edgar Pêra na Fundação de Serralves e no seguimento do projecto “Espírito do Lugar 3.0: Fontaínhas” da Circolando.
Os cine-concertos de Pêra distinguem-se pela interacção constante entre imagens e sons, um vai e vem entre os músicos e o cineasta, misturando filmes pré-montados (rodados no bairro das Fontaínhas) com imagens captadas em directo, posteriormente sujeitos a efeitos de transformação ao vivo, fazendo destes eventos momentos únicos e irrepetíveis.
Filmes: Edgar Pêra, Música: Rui Lima & Sérgio Martins, com a participação especial de Jorge Quintela e Cláudio Vasques (VJ), Coordenação e Produção: Circolando Crl, Co-produção: Circolando e Câmara Municipal do Porto – Cultura em Expansão
16 & 17 de Setembro 2016 [22h00], Forte São João Baptista da Foz, Porto
ENTRADA LIVRE!
Peça sonora de Jonathan Uliel Saldanha para a Banda Marcial da Foz do Douro no Forte São João Baptista.
Uma colaboração singular, onde esta Banda centenária do Porto se associa ao trajecto dos ventos aprisionados no interior do Forte, a principal cavidade ressonante da peça.
O ar modulado pelos instrumentos de sopro e gerado pelos golpes da percussão, habita um sistema de reflexos, numa sucessão estática de ecos.
Direcção e electrónica: Jonathan Saldanha, Maestro: Jorge Macedo, Técnico de Som: Nuno Aragão, Técnico de Luz: João Abreu, Coordenação e Produção: Circolando, co-produção: Circolando e Câmara Municipal do Porto – Cultura em Expansão, Apoio: da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Outros apoios: IEFP/Cace Cultural do Porto; Orfeão da Foz do Douro; Igreja São João da Foz do Douro.
6 & 7 Novembro 2015, Porto
Nas últimas décadas, assistimos à multiplicação de formas artísticas que nascem e se desenvolvem à margem dos espaços canónicos da cultura. Que redefinem incessantemente o lugar das artes e das suas práticas na vida concreta das comunidades, que propõem formas sempre novas de reescrita poética da realidade, que buscam, em novas sínteses, a possibilidade de reafirmação estética do campo da cidadania.
RUPIPIPAPU promove, no tempo concentrado de um fim de semana, o encontro entre artistas, promotores, programadores e outros actores sociais, do mundo da filosofia, do urbanismo… Interroga os múltiplos discursos que emergem das práticas artísticas em paisagens urbanas, procura nas estratégias concretas desenvolvidas pelos artistas as linhas imaginárias, os espaços intersticiais, onde rompem novas formas possíveis de urbanidade.
um projecto de André Braga e Cláudia Figueiredo | Circolando com José Luís Ferreira | Antunes Fidalgo Unipessoal, co-produção: Câmara Municipal do Porto – Pelouro da Cultura