Na composição de Alvin Lucier I am sitting in a room (1969), a sua voz que explica o mecanismo da obra é gravada analogicamente. Depois, esta gravação original é copiada para uma segunda versão. A segunda versão para uma terceira, a terceira para uma quarta e assim por diante. Este processo faz com que o ouvinte ouça o que parece ser uma cópia idêntica do mesmo texto, mas após a terceira ou quarta repetição torna-se claro que há uma pequena diferença de repetição para repetição, que lentamente transforma palavras em som e texto em música. Esta transformação lenta acontece porque, nas suas próprias palavras, «as frequências de ressonância da sala reforçam-se de modo que qualquer semelhança com o meu discurso, com exceção talvez do ritmo, seja destruída.» Continua dizendo que «o que vão ouvir são as frequências de ressonância naturais da sala, articuladas pelo discurso.» Este processo de lenta transformação do significado e da perceção está em perfeita sintonia com o interesse de João Fiadeiro pela relação entre repetição e diferença e pela forma como as expectativas iniciais são questionadas após uma observação atenta e cuidadosa. Esta obra inaugurou, de forma mais explícita, a influência da Composição em Tempo Real, uma ferramenta que Fiadeiro tinha começado a delinear pouco tempo antes da estreia desta peça.
Ficha artística original
Conceito: João Fiadeiro
Música: I am sitting in a room de Alvin Lucier
Desenho de luz original: Pedro Machado a partir de uma ideia de João Garcia Miguel Coprodução Centro Cultural de Belém, Kunstlerhaus Mousonturm
Produção Executiva RE.AL
Versão DAR CORPO
Interpretação Jorgette Dumby
Adaptação de desenho de luz original Leticia Skrycky
Direção de Produção: Marta Moreira
Direção Técnica: Leticia Skrycky
Assistência de Direção: Bibi Dória
Passagem de Repertório: João Fiadeiro
Co-produção: CCB + MAC CCB
Projeto Financiado por República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes
Apoios: Câmara Municipal de Lisboa – Polo Cultural das Gaivotas | Boavista – Loja Lisboa Cultura
A apresentação de I AM SITTING IN A ROOM DIFFERENT FROM THE ONE YOU ARE IN NOW no 24 Volts conta com o apoio do Criatório da Ágora – Cultura e Desporto do Porto.