Entre 20 de fevereiro e 11 de março de 2023 estão abertas as candidaturas ao Programa de Residências / CRL – Central Elétrica 2023. O programa visa apoiar a criação na área das artes performativas, estimular a pesquisa e a investigação junto de artistas interessados em pensar connosco o tema central que rege as nossas atividades este ano: CONFLUÊNCIAS TRANSOCEÂNICAS.
Sabemos que as sociedades hispânicas e luso-brasileiras se constituíram a partir da colisão de mundos, perspectivas, corpos, objetos, espécies e subjetividades. Os marcos deste processo estendem-se desde o chamado “intercâmbio colombiano” no século XV até aos fluxos migratórios contemporâneos, constituindo uma longa história de circulação, contactos e deslocamentos.
Procuramos projectos interessados em ampliar estas perspectivas, pondo em diálogo linhas de pensamento distintas: como é que diferentes imaginários abordam esse atravessamento? De que maneira essa perspetiva ajuda a repensar categorias como as de raça, género e classe?
Entre as muitas possibilidades encontram-se os resultados das confluências entre objetos, organismos vivos, línguas e conhecimentos; as diferenças epistemológicas entre as tradições do Norte e do Sul global; as conceptualizações de sujeito, espaço, paisagem e território; as perspetivas pós-humanas e ecocríticas frente aos mundos transoceânicos, insulares e peninsulares; e as produções culturais que nascem às “margens”.
Este programa de residências conta com o financiamento da República Portuguesa – Cultura / Direção Geral das Artes e da Câmara Municipal do Porto – Criatório.
Nesta convocatória serão selecionados 02 (dois) projectos de residência, exclusivamente de artistas portugueses ou que residam em Portugal, a desenvolver presencialmente na Central Elétrica, no Porto, entre 12 e 30 de junho ou entre 03 e 22 de julho, contando com apresentações públicas informais no final de cada processo de residência.
Cada residência ocorrerá em concomitância com outro projeto convidado pela Circolando – Central Elétrica, promovendo-se a troca e o intercâmbio de práticas e pesquisas entre artistas de diferentes territórios e linguagens. Para o período de julho, procuramos especialmente projetos que relacionem performatividade e linguagem sonora.
Cada residência contará com espaço de ensaios, consultoria artística e apoio financeiro no valor de 1.000 euros. Para projetos de artistas não-residentes na cidade do Porto, disponibilizamos ainda alojamento.
Dúvidas podem ser enviadas para o email residencias@circolando.comcom o assunto “DÚVIDAS CONVOCATÓRIA 2023”.