15 de novembro de 2025 Central Elétrica, Porto ENTRADA LIVRE A CRL – Central Elétrica celebra o seu 25º aniversário no dia 15 de novembro com uma programação que reflete o espírito que tem marcado a sua trajetória enquanto espaço […]
15 de novembro de 2025
Central Elétrica, Porto
ENTRADA LIVRE
A CRL – Central Elétrica celebra o seu 25º aniversário no dia 15 de novembro com uma programação que reflete o espírito que tem marcado a sua trajetória enquanto espaço de criação e centro de residências artísticas. A celebração de 15 de novembro encerra simbolicamente um ano de celebração e travessias.
18h00 MOSTRA
No âmbito da residência internacional Travessias de Criação Porto-Central 2025, abrimos a mostra de processo a Clemente, um solo de Andreia Pires com direção de Vinicius Arneiro. Trata-se de uma investigação corporal que conjuga materialidades visuais distintas e conecta as ausências às danças. Uma expedição que ativa as camadas do luto ao mesmo tempo que articula a força da presença, modificando as oposições entre vida e morte.
18h30 MOSTRA
Após a residência internacional Travessias de Criação Porto-Central 2025, uma parceria entre a Porto Iracema das Artes e a CRL – Central Elétrica, Maria Epinefrina abre processo com Maldita. Corpo cobra de sereia, monstruoso, erótico. Uma pesquisa de movimento atravessado por técnicas de floorwork do pole dance e por alguns mitos e lendas que nos revelam mulheridades divinas, insurgentes e pecadoras, em uma composição coreografica que reflete a herança da culpa, do castigo e do monstro que a figura feminina historicamente carrega no ocidente.
19h00 INSTALAÇÃO
Estilhaços e Acúmulos é a instalação de Tales Frey que se constrói a partir dos escombros do consumo. Entre o gesto da coleta, o ato performativo e seus desdobramentos, o processo investiga o que resta e o que resiste ao ser ressignificado. Cada roupa encontrada carrega vestígios de histórias, de corpos e de ausências, transformando-se em testemunho do desgaste ambiental e social. Esta pesquisa busca instaurar um espaço de reflexão sensível, tendo o lixo como arquivo, o tecido como memória, o corpo como território de crise e reinvenção como exercício de reconstrução poética frente ao colapso anunciado.
20h00 JANTAR
21h30 CONCERTO
ERRANTE é uma viagem sonora sobre o deslocamento, a memória e a busca de pertença. Dois músicos cruzam sons e silêncios como quem percorre fronteiras invisíveis.
Cada nota é um passo, cada pausa, um regresso impossível.
Errante nasce da ideia de movimento físico, emocional e dança interior. É o som de quem parte e de quem fica. Neste concerto, dois músicos constroem um território provisório feito de ritmos, ecos, ruído e melodias que atravessam fronteiras visíveis e invisíveis, misturam raízes e inventam um lugar onde a errância é a casa.
00h00 CONCERTO
Figura incontornável do nosso imaginário underground, Claiana é um espectáculo personificado em carne, show e osso ao qual jamais alguém acusou de paralisia de ancas.
Num idioma cantado e criado pelo próprio, Claiana chega-nos com uma impressão digital difícil de replicar, não fossem as suas influências transversais a todo um Oceano, a figuras díspares como Patrick Saint-Éloi (Kassav’) ou Michael Jackson, bem como a imortal paixão pelo futebol e a filosofia de vida de um tal de Bruce Lee.
18h00 – 00h00 INSTALAÇÃO FOTOGRÁFICA
O evento é de acesso gratuito com oferta de jantar – até acabar. As portas abrem às 18h00 no dia 15 de novembro.
A Celebração 25 Anos Circolando conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto, da República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto e DGArtes – Direção Geral das Artes.
A maioria dos espaços da Central Elétrica é acessível ao público com mobilidade condicionada. Todavia, o pavimento exterior é de empedrado e tem algumas rampas com inclinação. O espaço conta com estacionamento gratuito e haverá comidas e bebidas à venda no local.

