19 de fevereiro, 9h30 às 19h30 | Central Elétrica, Porto
Vivemos um momento crítico em que os desafios climáticos e sociais nos convidam a repensar profundamente as nossas práticas e o impacto das nossas ações. Como podemos, enquanto agentes culturais, contribuir para a regeneração da sociedade e dos territórios? Como podemos ir além da sustentabilidade e avançar em direção a uma regeneração verdadeira e transformadora?
O 3º Encontro Coriolis é um convite à ação e reflexão coletiva. Através de oficinas práticas, conferências inspiradoras e mesas de discussão dinâmicas, vamos explorar práticas regenerativas que promovam a resiliência dos territórios e comunidades. Vamos também debater o potencial da inteligência artificial como ferramenta para inovação no setor cultural, bem como a relevância de abordagens colaborativas e interdisciplinares na criação de modelos organizativos mais inclusivos e adaptados às necessidades do presente e do futuro.
Com entrada livre mediante inscrição prévia obrigatória, este encontro será um espaço de partilha, prática e debate. Reuniremos artistas, investigadores, gestores culturais, produtores e públicos, promovendo uma visão consciente e participativa para o futuro.
O 3º Encontro Coriolis nasce do desejo de um coletivo de organizações culturais da Região Norte de dar continuidade a um movimento de colaboração e aprendizagem iniciado em 2020.
09h30 – 10h00
Receção
Receção participantes inscritos e novas inscrições.
10h00 – 10h35
Boas vindas e aquecimento coletivo
10h30 – 13h00
OFICINA MO_AND, com Fernanda Eugenio
Nesta oficina intensiva, a proposta é dar a conhecer e praticar a filosofia habitada do Modo Operativo AND, através da partilha do conjunto-base das ferramentas conceito e do (contra)dispositivo de um ‘jogo de tabuleiro’ com regras imanentes – o Jogo das Perguntas QUÊ-COMO-QUANDO-ONDE.
As ferramentas são exploradas na sua transversalidade, evidenciando-se a sua pertinência nas mais variadas formas relacionais, situações da vida e campos profissionais.
13h00 – 14h30
Pausa para almoço
14h30 – 15h00
Speed meeting
Quem está no encontro?
15h00 – 16h30
Podem as artes contribuir para uma mudança de paradigma na abordagem das alterações climáticas?
Conferência online com Ben Twist e Daniel Christian Wahl, moderada por Mónica Guerreiro [inglês]
Nesta conferência, Ben Twist, diretor da Culture for Climate Scotland, e Daniel Christian Wahl, autor de Designing Regenerative Cultures, irão abordar de que forma as artes podem impulsionar uma mudança fundamental na nossa resposta às alterações climáticas.
Esta sessão inspirará a reflexão e o debate sobre o papel das artes na mudança de mentalidades, na promoção da imaginação colectiva e no reforço da nossa ligação ao lugar. Como é que as instituições culturais, os artistas e os profissionais criativos podem contribuir para a transformação urgente necessária? Como pode o conceito de bioregião – alinhando os sistemas sociais e económicos com os ecossistemas locais – moldar as práticas artísticas e culturais? Que papel desempenha a expressão criativa na reformulação da nossa relação com o planeta?
16h30 – 17h00
Pausa para café
17h00 – 18h30
Mesas redondas
18h30 – 19h10
Apresentação mesas redondas
19h10 – 19h30
Considerações finais