CURTO-CIRCUITO | CICLO MAIS JOVENS
13 e 14 de abril 2024
Central Elétrica, CACE Cultural do Porto
Entrada Gratuita
A 3ª edição do CURTO-CIRCUITO chegou à Central Elétrica nos dias 13 e 14 de abril com uma programação para todos, especialmente os mais pequenos. Não dizemos que é dos 8 aos 80, porque na verdade começámos logo a partir dos 4 meses! Nesta edição de 2024, a poucos dias da celebração dos 50 anos do 25 de Abril, compusemos uma mini-programação de espetáculos, concertos e oficinas feita por artistas bem crescidos como B-Fachada, Teatro Praga e Frenesim, entre outros. O CURTO-CIRCUITO é uma iniciativa da Circolando – Central Elétrica com o apoio da DGArtes e do programa Criatório, da Câmara Municipal do Porto.
A programação arrancou às 15h00 do dia 13 de Abril, sábado, com a oficina CircoParaKids, de Felipe Contreras, uma atividade interativa e divertida, onde aprendemos a fazer malabarismo, equilíbrio e mini acrobacias do circo.
Pelas 17h00 apresentámos o segundo espetáculo da Triologia Shakespeare do Teatro Praga, MacBad. Este espectáculo aborda a história de um bully, cujo nome, de tão mau que é, não se pode dizer porque dá azar! A história de Macbeth é recontada através de jogos de computador experimentados pelo público e onde todos perdem. Porque, já se sabe, numa história de mauzões, ninguém se safa!
O primeiro dia terminou pelas 18h30 com B Fachada é Pra Meninos, um concerto com arranjos em versão caixa-dos-brinquedos e com discurso de pernas par ao ar, mas que chama as coisas pelos nomes e inverte valores dominantes.
O segundo dia do festival arrancou com uma oficina de exploração sonora conduzida por Artur Carvalho entre as 15h00 e as 17h00.
Pelas 16h00, voltámos ao teatro Praga e à Trilogia de Shakespeare com Romeu & Julieta. Romeu & Julieta mistura ferramentas tecnológicas com uma receita de cheesecake, curiosamente chamada Romeu e Julieta!, feita com a ajuda do público e (a)provada no final por cada espectador. Um queijo creme Romeu espalhado sobre bolachas Montéquio e Capuleto, por sua vez unidas pela doce e açucarada Julieta.
Às 16h30, e pensando especialmente nos mesmo pequeninos, apresentámos Casca Miolo, do grupo portuense Frenesim, uma oficina espectáculo para bebés e crianças dos 4 meses aos 5 anos. Desenhada como uma experiência imersiva, a música guia o caminho e percorre o corpo todo, os objetos transformam-se em instrumentos inventados, o movimento e as histórias transportam-nos para onde conseguirmos imaginar e as brincadeiras são a linguagem universal!
Às 17h30, os Duques do Precariado fecharam a programação deste ano, com um concerto onde Pedro Mendonça e João Fragoso apresentam Antropocenas. Precários, do passado e com cheiro a mofo, têm pouco a dizer e muito a esconder. Mas às vezes arejam e saem à rua para tocar ao vivo. É de aproveitar!
Como já é habitual, durante todo o ciclo contámos com as curtas metragens do Cinema Insuflável, numa seleção de filmes de animação feita em parceria com o PLAY – Festival Internacional de Cinema Infantil & Juvenil de Lisboa. Novidade este ano, que muitos nos anima, foi a presença da livraria infantil Salta-Folhinhas que vai deliciar os amantes da leitura.
Tivemos comes e bebes à venda do local, feitos pela nossa deliciosa amiga Ju de Ló.
A Central Elétrica é um espaço acessível e amigo das famílias, conta com estacionamento gratuito.
Para mais informações e/ou questões, envia-nos um email através de reservas@circolando.com.