09 e 10 de Dezembro 2020| Central Eléctrica | Gratuito
O conceito de arquivo adquire múltiplos sentidos conforme o seu enquadramento. O que temos vindo a perceber, ao refletirmos sobre a noção de o corpo é um arquivo, o arquivo é um corpo, na nossa Central Elétrica, é a recorrente capacidade que os arquivos possuem de nos oferecer ideias e narrativas e ao mesmo tempo gerar uma profunda fricção quanto à transitoriedade própria das artes performativas.
Em busca de ampliarmos o debate, surge 20 Volts, um encontro promovido pela Circolando que visa experienciar tempos, espaços, materiais, pensamentos e acontecimentos a partir de um conjunto de obras de diferentes linguagens artísticas, que dialogam com a seguinte questão: pode a arte interrogar o pensamento do corpo-arquivístico?
O evento reúne artistas de 03 países (Brasil, Inglaterra e Portugal), dividindo-se em 06 ciclos: conferências performativas, mostras de processos, apresentações de performances, artes visuais (instalação e exposição), conversas com os artistas e lançamento de publicações.
E o melhor… todas as atividades são gratuitas! Encontramo-nos na Central Elétrica!
Coleção de Pessoas | Raquel André [PT] | Sala L [18h]
Performance-Conferência, 2020, 45´
Como guardar alguém?
Rio de Janeiro, 2014. Pedi a um_ desconhecid_ que me recebesse em sua casa e que me fotografasse como se fizesse parte da sua intimidade. Começava assim a Coleção de Pessoas, uma coleção de 4 projetos: Amantes, Colecionador_s, Artistas e Espectador_s.
Todas as coleções estão em acumulação. Em cada cidade por onde passo, coleciono mais pessoas. Parto destes encontros entre duas pessoas para construir espetáculos, performances, conferências, livros e exposições, para criar o meu arquivo do efémero. Na Coleção de Pessoas – Performance/Conferência apresento alguns itens de cada uma das quatro coleções: como acontecem, como acumulo, como coleciono, como arquivo, sempre me questionando sobre a possibilidade de guardar o efémero, o que não se pode guardar.
Raquel André [Concepção] + Antonio Pedro Lopes e Bernardo de Almeida [Co-criação] + Missanga [Produção]
Feedback | André Braga & Cláudia Figueiredo [PT] | Black Box [19h]
In process, 2020, 40´
A crueza, a verdade, tudo despido ao essencial: o corpo, a origem do som, a técnica, a matéria.
O feedback, as ondas sonoras, as ondas do corpo, a sombra, o eco do som e do corpo, a ressonância, o oco, o duro, o osso, a pedra, o cru, o dentro e o fora, a tontura, o nascimento e a morte, o aqui e agora, a respiração, o pó, a espiral, o orgânico, o seco, o respirar do corpo, do som, da luz, o coração, a pulsação, o primitivismo, a pele…
Muitas relações, oposições, encontros, pontos de partida, chegada e fuga. Aqui, partilha-se o arranque de um processo, que se quer mais longo que o habitual. Princípio dos princípios, portanto.
André Braga & Cláudia Figueiredo [Direção Artística] + André Braga [Interpretação] + João Sarnadas [Som ao vivo]
On the road | Tó Trips & Tiago Gomes [PT] | Auditório [20h]
Performance, 2016, 60´
ON THE ROAD baseado no livro homónimo de Jack Kerouac, no ano do 60.º aniversário da sua primeira edição, em 1957, é uma performance consistente em banda sonora para o livro, interpretada por Tó Trips, em guitarra e efeitos vários, e Tiago Gomes, lendo excertos do livro, com vídeo-beat de Raquel Castro.
Trata-se de uma viagem, uma estrada perdida e infinita, onde os dois performers e o vídeo remetem o espetador para a «route 66», na América de todos os sonhos, que aqui também são todas as estradas do mundo – vias rápidas, estradas secundárias, o deserto, cidades perdidas na noite e becos sem saída.
Tó Trips [guitarras] + Tiago Gomes [performer] + Raquel Castro [vídeo]
CONVERSA COM OS ARTISTAS + LANÇAMENTO DE PUBLICAÇÃO | Auditório [21h]
Volts # 0 | Circolando
Em celebração dos 20 anos, a Circolando propõe uma nova linha de atuação: a publicação de dossiers temáticos, sob assinatura Volt. Esta primeira edição reflecte sobre como os discursos criam os objectos dos quais falam e como estes discursos acabam por instaurar uma forte noção de corpo poder, continuamente estruturada sobre invisibilidades naturalizadas enquanto inexistência. Um olhar para além do biográfico, pautado por desdobramentos que nos convida a manipular um corpo-memória-futuro.
Cláudia Marisa, Sofia Sampaio, Genaro da Silva, Luís Quintais, Cebaldo De Léon Inawinapi, Wolfgang Ernst, André Lepecki, João Fiadeiro, Vera Mantero, Dinis Santos, Cláudia Galhós, André Braga and Cláudia Figueiredo [Textos], Pedro Vilela and Gonçalo Mota [Organização]
Irredutível | Rui Paixão [PT] | Sala L [18h]
Performance-Conferência, 2020, 45´
Em 2020, Rui Paixão investiu o seu tempo na criação de um novo espetáculo apoiado pelo LEME (Ilhavo, PT) e Fira Tàrrega (Tàrrega, ES). Devido à pandemia, e com estreia adiada para setembro de 2021, decidiu reestruturar o projeto e usar o material de investigação que tem vindo a recolher ao longo dos últimos dois anos para construir uma conferência performativa em torno da palavra Palhaço. Lança-se nesta conferência com o objetivo de alterar o sentido da palavra Palhaço e com a ambição de projetar a sua investigação para um diálogo aberto com o público e a comunidade artística.
Rui Paixão [Performance] + Cristóvão Neto e Rui Paixão [Criação, dramaturgia e conceito] + Cristóvão Neto [Cenografia e Máscara] + Casota Collective [Apoio no Processo Criativo, equipa de co-criação 2021] + Leme e Fira Tàrrega [Co-produção]
LandMarks #7 – Pateh, uma história inacabada | Rebecca Moradalizadeh [UK/IR] | Auditório [19h]
In process, 2020, 45´
O projeto LandMarks, iniciado em 2015, é um work in progress de cariz pessoal, biográfico e sensorial que reflete questões de identidade, território, memória, arquivo, viagem e família explorando o campo das artes visuais, performance art e gastronomia. Em LandMarks #7 – Pateh, uma história inacabada, propõe-se um diálogo performativo que tem como foco principal um objeto oferenda inacabado que marca a primeira viagem ao território persa em 2019.
Rebecca Moradalizadeh [Criação e Performance] + Yasmine Moradalizadeh [Participação na Performance] + João Costa [Fotografia]
La Bête A.C. D.C. | Wagner Schwartz [BR] | Black Box [20h]
Performance – Criada especialmente para o 20 volts, 2020, 45´
De 2005 a 2020, antes de Coronavírus, manipulei uma réplica de plástico das esculturas Bichos (1960), de Lygia Clark, em galerias, teatros e museus. O público era convidado a participar. Em dezembro 2020, depois de Coronavírus, uma nova versão de La Bête surge em plena pandemia. Desta vez, o público e eu portaremos máscaras. Álcool gel e luvas estarão à disposição. Um exame Covid-19 será feito antes da experiência. Manteremos os gestos de barreira.
Wagner Schwartz [Concepção e performance] + Corpo Rastreado [Produção]
Objeto: réplica de plástico da escultura Bicho, de Lygia Clark
Esta apresentação integra o projeto Central Eléctrica – Programa Criatório, Câmara Municipal do Porto.
CONVERSA COM OS ARTISTAS + LANÇAMENTO DE PUBLICAÇÕES | Auditório [21h]
Nunca juntos mas ao mesmo tempo | Wagner Schwartz
Em Nunca juntos mas ao mesmo tempo, Wagner procura dar respostas a estas questões literárias centrais hoje. Ao famigerado mundo moderno dos aplicativos de celular e da velocidade das redes sociais, Wagner contrapõe vinhetas fugidias, instantâneos poéticos da vida de Adeline, das suas leituras. Ou seriam quadros, já que a plasticidade de algumas cenas assim o sugere?
TREMA! Revista | edições da Política [14], dos Dissidentes [15] e do Fim [16]
Publicação de arte, política e provocação brasileira, na qual o olhar para o teatro e sua relação com temas contemporâneos funcionam como base de pesquisa e debate para suas páginas. Seu perfil foca na linguagem artística e estética, especialmente com maior vinculação à pesquisa cénica, destinando-se, não apenas aos seus pares das artes cênicas, incluindo pesquisadores, artistas, professores, diretores, curadores, críticos, dramaturgos etc., mas a uma gama maior de pessoas interessadas em arte e em uma visão de mundo mais aprofundada, inquieta. A cada edição, a revista traz um tema norteador, sendo lançada no 20 Volts as suas últimas três edições.
Coleção de Espectador_s | Raquel André [PT] | Sala Branca [15h – 22h]
Exposição, 2020
Desde 2015 que Raquel coleciona espectador_s que testemunham os trabalhos artísticos que tem desenvolvido no projeto Coleção de Pessoas. Nesta exposição, convidamos-te a viajar pelos inventários entre 2015 e 2020 d_s espectador_s colecionad_s através da Coleção de Amantes, Coleção de Colecionador_s e Coleção de Artistas.
Partilhamos contigo cada um destes itens sabendo que a efemeridade de um evento artístico está guardado no íntimo de quem o experimentou. Esta partilha são ativadores de memórias e que com ela convidamos-te a viajar pelas tuas memórias como espectador_ do mundo, como espectador_ do aqui e agora.
António Pedro Lopes, Bernardo de Almeida, Cláudia Gaiolas e Raquel André [Criação] + Sérgio Couto [Design e Desenho Expositivo] + Missanga [Produção]
Andor | Atelier Caldeiras [PT] | Caldeiras [15h – 22h]
Instalação, 2020
Andor este Andor funciona como uma cenografia andante, mecanismo que parte dos corpos (do seu movimento) para viver. Um objeto aparentemente funcional, mas sem definição, enunciando uma máquina teátrica que tanto poderia rondar a cidade nas rusgas de São João como pertencer a uma composição de Mantegna ou Masolino do séc. XIV.
João Baptista + Rodrigo Queirós + Ivana Šehić + João Miguel Ramos + Carlota Jardim + Gonçalo Gouveia [Instalação] – Atelier Caldeiras é um espaço de trabalho multifacetado. Mantém-se aberto ao trabalho artístico coletivo, com ideais de partilha e discussão. Procura também reunir através de sessões de trabalho ou de exposições, artistas locais ou não locais, nacionais e internacionais, com o objetivo de estimular o gosto de criar e explorar o conhecimento prático.
Local: Central Elétrica (CACE Cultural do Porto, Rua do Freixo, 1071)
Transportes: Metro: Campanhã; STCP: 205 e 400 (paragem EDP)
A Central Elétrica dispõe de estacionamento interno. Haverá comidas e bebidas.
Informações: p.vilela@circolando.com
Entrada gratuita, mediante inscrição [AQUI]
*As conversas e lançamentos de livros não necessitam inscrições.
APOIO: Criatório / CMP Porto
Curadoria 20 Volts e Arte gráfica: Pedro Vilela
Apoio à curadoria: André Braga, Cláudia Figueiredo, Ana Carvalhosa
Direção produção: Ana Carvalhosa
Produção executiva: Cláudia Santos
Coordenação técnica e montagem: Pedro Coutinho
Apoio técnico: Vitor Costa
Registo audiovisual: Gonçalo Mota