31 de outubro, 9h30 às 23h00 | Central Elétrica, Porto
O 2º Encontro Coriolis surge da vontade de um conjunto de organizações culturais do Porto e Região Norte de dar continuidade a um movimento de colaboração e aprendizagem, iniciado em 2020.
Depois do 1º encontro realizado em Janeiro de 2023, no Coliseu do Porto Ageas, sob o tema da Mediação de Públicos, o 2º encontro pretende criar um espaço de partilha, reflexão e aprendizagem conjunta sobre a Sustentabilidade nas Artes Performativas. Uma jornada informal de um dia, composta por oficinas, conversas, mesas de discussão e visualização de filmes, para experimentar e discutir práticas mais conscientes e – social e ambientalmente – também mais responsáveis.
Inscrições fechadas!
A Central Elétrica dispõe de estacionamento gratuito.
Coriolis – Movimento para a Sustentabilidade foi promovido pela Instável – Centro Coreográfico em parceria com a Rede Inducar e financiado através do programa Cidadãos Ativ@s / EEA Grants. Através de um programa de formação e de incentivo à colaboração, o Coriolis pretendeu incentivar a melhoria e estreitar relações entre 30 organizações culturais do território. São elas ACE Teatro do Bolhão, Circolando CRL, Coliseu Porto Ageas, Companhia de Teatro Os Quatro Ventos, Crónica Pitoresca, Instável – Centro Coreográfico, Erva Daninha, Esquiva Companhia de Dança, Fértil, Fogo Lento, Figura Nacional, INAC, Nome Próprio, Projeto Expressar, Sonoscopia, Teatro da Didascália e Varazim Teatro.
09h30 – 10h00
Receção
Receção participantes inscritos e novas inscrições.
10h00 – 10h15
Boas vindas e apresentação
10h15 – 11h00
Espaços intermédios: aquecimento local, com Esquiva Companhia de Dança
Preparação do corpo e da mente para o dia que se segue, através de propostas ativas de aquecimento local e global em busca de lugares performativos.
11h00 – 12h45
Líquens, micélios e nenúfares: práticas artísticas à conversa, com Esquiva Companhia de Dança, Fogo Lento, Sonoscopia e Teatro do Frio
Proposta de deambulação e partilha de diferentes práticas artísticas regenerativas como exercício de colaboração, troca, mutualismo e desaceleração até à Associação Movimento que Terra Solta – projecto sediado em Campanhã movido por ideais como a solidariedade, o cooperativismo e a proteção ambiental para uma sociedade mais justa e livre.
12h45 – 14h00
Pausa para almoço
Refeição vegetariana feita por Francisco Babo.
14h00 – 14h30
Encontros cruzados: dinâmica para conhecer quem está por cá, com Instável e Nome Próprio
14h30 – 16h15
Políticas para uma cultura sustentável: debate com Cristina Planas Leitão, Mónica Guerreiro e Vânia Rodrigues
O presente e o devir nas políticas culturais perante o imperativo ecológico. Como as políticas podem guiar e armadilhar o caminho.
16h15 – 16h30
Pausa para café
Café, chá, fruta e alguns petiscos feitos por Rebecca Moradalizadeh/Shirin – Cozinha Vegetariana Iraniana
16h30 – 18h00
Modo operativo AND: oficina, com Fernanda Eugénio
Investigação direta e experiencial dos mecanismos singulares e coletivos da convivência, propondo ferramentas concretas para potenciar processos de colaboração, co-aprendizagem e negociação da convivência.
18h00 – 18h15
Pausa para café
Café, chá, fruta e alguns petiscos feitos por Rebecca Moradalizadeh/Shirin – Cozinha Vegetariana Iraniana
18h15 – 19h30
Águas do Pastaza: documentário e conversa com Inês T. Alves e Figura Nacional
É junto ao rio Pastaza, que viaja do Equador ao Peru, que encontramos a comunidade Achua que Inês T. Alves visitou sem intenção, necessariamente, de fazer um filme. Mas a curiosidade e a independência das crianças que conheceu — fluentes na prática da pesca, cozinha ou artesanato — deu origem a este trabalho.
Documentário, Portugal, 2022, 61′
19h30 – 20h30
Futuros: dinâmica co-imaginativa, com Crónica Pitoresca
Dinâmica co-criativa de lançamento de sugestões, perguntas e pistas para o futuro.
20h30 – 22h00
Deseclipse: partilhas ao jantar, com Ana Rita Xavier e Aura
Refeição vegetariana feita por Francisco Babo onde, pela mão do Deseclipse, faremos um encontro e cruzamento de ideias, pensamentos e reflexões em torno da sustentabilidade – ecológica, económica, humana e social. Deseclipse é uma parceria entre a Instável – Centro Coreográfico e Ana Rita Xavier, Aura e Joana Couto que convoca um espaço de conversa, partilha e desmistificação de temas relacionados com o estado da arte e cultura e lança tópicos, questões e problemáticas. Um espaço seguro e circular onde todes podem intervir e assistir.
22h00 – 23h00
Seleção musical João Ricardo / Sonoscopia