MUNDOS é um olhar sensível e pessoal sobre a sociedade chilena. “Mundo”, entre outras coisas, é uma expressão que usamos no nosso cotidiano para nos referirmos a uma experiência social que difere de outra. Em certos momentos, as nossas interações sociais podem ser vividas como se estivéssemos em realidades distintas.
MUNDOS explora como a linguagem constrói realidades, e como as palavras no espaço público são elementos desencadeadores de modos de vida, ideologias, opiniões e formas de resistência coletiva.
MUNDOS navega entre diferentes espaços ideológicos e plataformas de enunciação, não para dar conta de algo específico, mas para tentar compreender o constante e imparável “carrossel de se perder e reencontrar”, na tentativa de testar e tatear realidades, pretensões de universalidade, mundos – mundinhos – mundares… e outras necessidades humanas de sentir, em tempos fortemente marcados por injustiças político-sociais de diferentes naturezas e por uma realidade social percebida como fragmentada.
Ficha Artística
Criação e dança/performance: Varinia Canto Vila
Música: Loreto Rios Montecinos
Som: Diego Gilabert
Iluminação e figurino: Eduardo Cerón e Varinia Canto Vila
Sistema de controle de luzes: Lucas Vásquez
Jornalista: Anexi Duarte San Martín
Audiovisual: Emilia Pinto Labbé, Jaime San Martín e Hurto Visual
Produção: Marcela Olate Vega
Agradecimentos
Cristian Muñoz Zamorano, Tio Glenn, Jorge Canto, Gloria Alonso, Claus da Silva, Heidi, Andreas Bravo, Diana Ferré, Paula, Cecilia Iglesias, Víctor Andrés Canto Olivares, Natalia Quevedo, Pablo Antonio Guerra Castro, Camilo Parada Ortíz, Francisca Muñoz, Celeste Tamara Gonzalez Marchant e Peggy Kuruz.
Apoios
Projeto financiado pelo Fondo Nacional de Fomento y Desarrollo de las Artes Escénicas, edital 2023.
Varinia Canto Vila (Santiago do Chile, 1976) é bailarina, coreógrafa e pesquisadora. Sua prática criativa recente se desenvolve a partir da relação entre arte e política. Em 2016, iniciou um projeto de pesquisa sobre a relação entre a lei e o movimento; em 2023, criou a peça cênica Maneras de Salir, que aborda as distâncias e proximidades entre as pessoas e suas realidades socioeconômicas e políticas; e em 2024, estreou MUNDOS, baseada na noção de sociedade fragmentada.
Apresentou seu trabalho na Bélgica, Argentina, Polônia e Chile. Canto Vila formou-se como bailarina pela Universidade do Chile em 1987 e pela escola P.A.R.T.S., na Bélgica, em 1999. Em 2014, obteve um mestrado em Arte e Política pela Goldsmiths University (Reino Unido) e, em 2017, concluiu uma pós-graduação na a.pass, em Bruxelas — cidade onde viveu por 24 anos, colaborando com diversos artistas e coreógrafos da cena independente de dança/performance.
Trabalhou como bailarina com Meg Stuart, Moriah Evans, Las Delíricas e Javiera Peón-Veiga no Chile, entre outros. É também curadora e organizadora do evento Noche de Performance, no Chile.
Atualmente, cursa o Doutorado em Artes e Tecnoestéticas na Universidad Tres de Febrero (modalidade online), em Buenos Aires.