27 Maio, 21h30 [ESTREIA], Castelo de Miranda do Douro, Miranda do Douro
28 Maio, 18h, Estação de Duas Igrejas, Duas Igrejas
10 – 11 Junho, 21h30, Jardim Casa Falcão, Macedo de Cavaleiros
9 – 10 Julho, 21h30, Centro Histórico, Vinhais
NORDESTE é um projeto de criação coletiva proposto pela Circolando, CRL e enquadrado na operação “Simbiose”, financiada através do programa Norte 2020. Esta operação assume como objetivo geral dinamizar a programação cultural em rede nos municípios de Miranda do Douro, Vinhais e Macedo de Cavaleiros.
Tem como base a coprodução e itinerância de espetáculos focados em elementos identitários de Trás-os-Montes (culturais e naturais), envolvendo a intensa participação da comunidade e de grupos culturais locais.
O trabalho artístico com o património imaterial das regiões é sempre um desafio difícil, mas muito estimulante. Rituais, tradições, crenças, histórias, testemunhos, danças, músicas, objetos encontram no campo artístico um lugar de releitura e atualização que nos parece particularmente interessante. Como cuidar, divulgar, aprofundar conhecimento sobre o património e criar objetos artísticos singulares, inovadores, pertinentes é para nós o grande desafio.
Espetáculo-percurso de carácter transdisciplinar (teatro, dança, vídeo, música), NORDESTE explora tematicamente o universo das Máscaras e Rituais ligados às festas de inverno e o universo das Danças dos Pauliteiros.
A evocação de culturas pré-cristãs, o culto ao sol e ao ciclo da terra, os rituais de iniciação e fertilidade, a celebração do misterioso, do oculto, das dimensões humanas mais selvagens e indomadas são alguns dos tópicos que abordamos de forma livre e poética.
Opção de partida foi também a de abordar os rituais e festividades tradicionais com um enfoque no futuro. Mais do que a sua celebração nostálgica, interessa-nos debater os processos de atualização das tradições e indagar o que reside no seu âmago que importa ser preservado. As questões da “recuperação” das festas, da patrimonialização de rituais e tradições, da turistificação de celebrações são temáticas que nos interessa refletir e debater.
O trabalho incluirá uma importante dimensão de investigação, organizada em várias etapas ao longo do tempo, estando as estreias e ciclos de apresentações em cada município previstas para o Verão de 2022.
Enquadrado na Operação “Simbiose”, financiada através do programa Norte 2020, esta operação assume como objetivo geral dinamizar a programação cultural em rede nos municípios de Miranda do Douro, Vinhais e Macedo de Cavaleiros.
Criação coletiva a partir de uma proposta de André Braga e Cláudia Figueiredo
Co-criação
Conferência-performance: Nuno Preto e Gonçalo Mota com a participação de Maria da Graça Afonso, Tó Zé Vale, Grupo Folclórico Mirandês Pauliteiros de Miranda – Duas Igrejas e Lérias Associação Cultural (Miranda do Douro), Grupo de Cantares de Espinhoso (Macedo de Cavaleiros e Vinhais)
Cortejo: Nuno Preto e João Sarnadas com a participação do Grupo de Bombos de Ala e do Grupo de Bombos de Arcas
Ritual dos palos: Daniela Cruz com o apoio de Ángela Diaz Quintela e a participação do Grupo Folclórico Mirandês Pauliteiros de Miranda – Duas Igrejas
Sonoplastia: João Sarnadas
Figurinos e máscaras: Pedro Azevedo
Luz: André Braga e Luís Ternus
Direção produção: Ana Carvalhosa
Produção executiva: Cláudia Santos
Coordenação técnica: Pedro Coutinho
Co-produção: Câmara Municipal de Miranda do Douro, Câmara Municipal de Vinhais, Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros.
Projeto co-financiado pelo Programa Norte 20.20