Em 2025, a Circolando – Central Elétrica volta a apresentar o WATTS – um ciclo de programação fortemente ligado à performatividade e linguagens sonoras. Com o apoio da DGArtes, o Watts 2025 terá lugar nos dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro na CRL – Central Elétrica e traz-nos uma programação repleta de performances sonoras, espetáculos e live acts onde o mote será a celebração.
No dia 31 de janeiro, abrimos às 21h30 com Hanna Tarasiewicz, estreia ABSTRACT, um filme que explora o ritmo e a tensão das emoções, complementado por uma escultura que interpreta o movimento e o ambiente do filme. Às 22h30, Gil Mac e Henrik Ferrara exploram a história da música eletrónica e a sua interseção com as artes performativas e o cinema, invocando a dança como um ritual de cura e transcendência. The Journey to Pleasure Drone procura uma conexão ancestral, um portal para o mundo espiritual que promove uma catarse coletiva. Um club, um dispositivo cénico que envolve o público, permitindo-lhe mover-se livremente e criar a sua própria experiência sensorial imersiva. Fechamos o dia às 23h30 com 800 Gondomar, que trazem para a Central Elétrica um som maduro, incisivo e ruidoso, com a energia característica do trio de Rio Tinto.
No dia 1 de fevereiro, às 21h30, Kuba Falk, artista multidisciplinar também polaco e em residência na Central, traz-nos uma mistura de humor, horror e crítica anticapitalista, assente no folclore ibérico e eslavo. A performance incluirá música ao vivo e um ritual performativo com materiais reciclados e produtos da cadeia de supermercados Biedronka (joaninha em polaco) do grupo Jerónimo Martins. Pelas 22h30, André Braga & Cláudia Figueiredo revisitam Noite, 10 anos após a sua criação. Um espetáculo que toma o universo do poeta Al Berto para empreender uma viagem por diferentes dimensões da noite. Limite, desafio, superação, excesso e libertação. A tensão extrema, a energia selvagem e caótica suportam-se numa imensa fisicalidade corporal e sonora. A festa está garantida numa versão sem fim do projeto. WATTS encerra com Veludo que entra em cena às 24h00 para nos levar numa viagem fluída entre corpos e experiências de liberdade na pista de dança. Através da mesa de mistura, irá guiar-nos pelo seu universo onírico com sons subtis e inesperados, servindo-se da música e da pista de dança enquanto lugar de resistência.
As apresentações de Hanna Tarasiewicz e Kuba Falk estão inseridas no Programa de Residências / CRL – Central Elétrica 2025 com o apoio Culture Moves Europe, como mostra do trabalho desenvolvido em residência em janeiro.
O acesso ao evento é livre, limitado à lotação dos espaços com levantamento de bilhetes 1 hora antes de cada sessão. Reserva prévia não é necessária.